quarta-feira, 20 de março de 2019

Você conhece a tricotilomania?

Tricotilomania é uma doença psiquiátrica/psicológica onde o indivíduo sente um forte impulso de arrancar os seus fios de cabelo. Existe uma forte vontade e a pessoa não consegue refrear seu comportamento de arrancar  cabelo (existem pessoas que arrancam outros pêlos corporais, como fios da sombrancelha), depois do ato o sujeito sente um grande alívio, mas essa sensação dura pouco.

Esse impulso pode ter diversos gatilhos , como tristeza e principalmente estresse e ansiedade. Porém, cada pessoa é única e o correto é investigar como ocorre com cada indíviduo.

A terapia cognitivo-comportamental é uma grande aliada no tratamento desse transtorno, assim como é possível, de acordo com a gravidade do caso, que a pessoa necessite tomar medicações para ajudar a conter a doença.

Durante a terapia é trabalhado técnicas esecíficas para o tratamento da tricotilomania e a pessoa pode reduzir ou até eliminar seu comportamento de arrancar seus fios. Sem tratamento o sujeito pode ficar até mesmo calvo, dependendo da gravidade do caso.

E você? Já conhecia essa doença? Ajude a divulgar esse post para que mais pessoas saibam que a tricotilomania existe e tem tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário