quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Diferenciando Timidez de Fobia Social!


                                                   crédito imagem : portaldedicas.com

A timidez ocorre quando diante de eventos que envolvem pessoas temos sintomas de ansiedade, porém, estes sintomas não trazem um prejuízo significativo para a nossa vida, ou seja, apesar da ansiedade enfrentamos na maioria das vezes nossa timidez e insegurança.

Já a fobia social é um transtorno de ansiedade, onde o indivíduo tem sintomas mais elevados de ansiedade e desconforto diante de situações sociais (taquicardia, sudorose, tremor excessivo, tontura, enjôo, sensação de falta de ar, etc) e ao contrário da timidez, a pessoa tem graves prejuízos nas esferas de trabalho, lazer e relacionamento com os outros. Geralmente, na fobia social, a pessoa acaba evitando várias situações, pois ela acredita, que será vítima do julgamento das outras pessoas, que vão notar sua insegurança ou que ele(a) será vítima risos e chacotas. Nesse caso, a vida do sujeito fica muito limitado e ele perde oportunidades de crescer na profissão, namorar ou ter lazer.

A boa notícia é que a fobia social tem tratamento que geralmente é realizado através de psicoterapia e, em alguns casos, medicação contra a ansiedade.

Se você conhece alguém que esteja sofrendo com a fobia social, repasse esse conhecimento para ele!

Grande abraço!

Para saber mais assista a palestra ao vivo que fiz sobre o assunto no Periscope, é só clicar no link para ver o vídeo.


Um comentário:

  1. Sofro muito com este transtorno, não sei mais o que fazer, minha vida ficou destruída por completo. Hoje vivo uma vida fantasma:sem amigos, sem trabalho, sem vida amorosa, não tenho amigos....Nem sempre foi assim mas não sei o que faço para recuperar minha vida. Quem sofre do mesmo problema é quiser alguém para conversa, vou deixar aqui o e-mail:mouraelaine105@gmail.com

    ResponderExcluir