quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Diferença entre psicoterapia presencial e orientação psicológica online

Olá!
Hoje vamos esclarecer alguns pontos sobre a diferença entre psicoterapia presencial e orientação psicológica online.

A psicoterapia presencial é indicada para pessoas que estejam em sofrimento psíquico e que buscam alterações mais profundas em sua personalidade, pois além de promover a melhoria ou extinção dos sintomas apresentados, ainda permite uma análise mais minuciosa das questões do sujeito. É realizada por um profissional psicólogo e é indicada para tratar questões de todos os níveis, até mesmo problemas de maior gravidade. Não tem limite no número de sessões.

A orientação psicológica online é indicada para pacientes que NÂO buscam alterações mais profundas em sua personalidade e sim resolver UM PROBLEMA PONTUAL e/ou eventual, onde temos a redução ou extinção dos sintomas apresentados, sem a necessidade de fazer um psicoterapia mais longa. Tem um número limitado de sessões por ano (20 sessões sequenciais ou não) e serve para casos considerados menos graves ou que não precisam de mais de 20 encontros para ser auxiliado.

Geralmente as sessões se dão por skype ou hangout, sendo também possível por e-mail/chat (apesar de não ser muito comum) onde você e o psicólogo combinam valores e horários da orientações. 

É voltado para atendimento de adultos e casais, sendo também possível o atendimento de adolescentes menores de 18 anos desde que seja preenchido uma declaração dos pais ou responsáveis autorizando a orientação.

Alguns exemplos onde a orientação psicológica online pode ajudar:

  •  Questões de autoestima 
  • Melhoria de emoções negativas, além de pensamentos e comportamentos 
  • Ansiedade 
  • Estresse 
  • Insegurança e medos
  •  Relacionamentos amorosos ou familiares 
  • Problemas no trabalho, entre outras questões 

Vantagens desse tipo de orientação:

  • Comodidade (você pode fazer em horários alternativos e na sua casa, desde que tenha privacidade - lugar onde você não será interrompido) 
  • Sigilo (assim como na psicoterapia presencial o sigilo é respeitado) 
  • Brasileiros que residem em um lugar que não tem acesso à psicólogos ou que residem no exterior 
  • Pessoas com dificuldade de locomoção 

Atenção: A orientação psicólogica online não é psicoterapia! Você precisa observar se o site que oferece o serviço possui o selo da Conselho Federal de Psicologia, o que lhe faz apto a oferecer esse tipo de atendimento. O site também deve conter um link para o conselho federal de psicologia e para o código de ética do psicólogo.

Para saber mais sobre infos sobre orientação psicológica mediada por computador mande e-mail para: lorysouzapsi@gmail.com ou whats app para (21)979402189

Nenhum comentário:

Postar um comentário