quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Tristeza nas festas de final de ano...É normal?


Sim, já que nessa época costumamos refletir sobre nossa vida, o que aconteceu no ano e principalmente sobre as metas que não realizamos. Também existem aqueles que lembram de pessoas queridas, que não estão mais entre nós.

Todas essas situações e pensamentos podem trazer certa melancolia. É possível melhorar esse sentimento?

Sim, já que devemos analisar se podemos pensar diferente nessa época.

Se você perdeu alguém querido, pense que apesar da saudade, você pode lembrar de todas as experiências boas que teve com ela, pois o que realmente deixamos na Terra são as memórias para aqueles que permanecem vivos.

" Nós continuamos vivos através das memórias que deixamos naqueles que nos amaram"


Então, tente pensar como a pessoa gostaria de ser lembrada, e acho difícil que seja com tanta tristeza e dor.

Sobre as metas que você não atingiu, tente lembrar de tudo que aconteceu de bom e você pode estar desconsiderando. Será que você não está se culpando demais?

"Caso você ache que poderia ter feito mais, pegue esse pensamento e transforme em aprendizado. Afinal, talvez você não tivesse preparado para realizar tudo o que queria no momento, justamente porque não era para acontecer agora! O nosso tempo nem sempre é o tempo da vida..."

Agora, reflita sobre o que pode fazer diferente ano que vem, mas faça um planejamento, onde você colocará no papel o que deseja e o que precisa passo a passo para conseguir. Porém, lembre-se que imprevistos acontecem e você deve estar preparado para aceitá-los e pensar com calma o que pode fazer para ultrapassá-los.

RECADO PRINCIPAL: Culpar-se não é a melhor opção, pois corre o risco de você se paralisar e ficar afundado na tristeza.

Grande abraço!

Lory Gonçalves (psicóloga - crp 05/36478)



Nenhum comentário:

Postar um comentário