terça-feira, 19 de março de 2013

QUAIS CRENÇAS VOCÊ TEM E QUE ESTÃO PREJUDICANDO SUA VIDA?

Crenças são aquelas ideias que temos sobre nós mesmos, os outros ou o mundo. Alguns exemplos: "eu só serei feliz quando encontrar alguém", "o mundo é um lugar perigoso, preciso tomar cuidado", "as outras pessoas são melhores que eu".

Podemos ter crenças que nos impulsionam para a vida, sem causar sentimentos ruins ou termos crenças como as do exemplo acima, que podem facilmente nos fazer ter comportamentos compatíveis com tais crenças e que trarão consequências negativas.

Se você tem a crença que só será feliz quando encontrar alguém pode passar a vida se lamentando, se achando a última das criaturas por não ter achado alguém para se relacionar amorosamente ou o que penso ser ainda pior: apegar-se a primeira pessoa que lhe der um pouco de atenção e grudar nela como um verdadeiro chiclete, sufocando-a. Podem ocorrer duas consequências: ou o sujeito não irá aguentar e te abandonará, ou ele compartilha da mesma crença que você e viverão um amor simbiótico, onde os dois não lembram nem mais quem são.

No caso de "o mundo é lugar perigoso", você pode sentir-se constantemente tenso e achar, por exemplo, que não deve confiar naquilo de bom que te acontece.

Na última crença "as pessoas são melhores do que eu", você poderá sentir-se inadequado e começar evitar uma série de atividades onde você poderá ser comparado (nem que seja apenas na sua cabeça), vivendo uma vida bastante restrita e infeliz.

ENTÃO MINHA PERGUNTA PARA VOCÊ É: QUAIS CRENÇAS OU IDEIAS TENHO E QUE ESTÃO ME PREJUDICANDO?

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS QUE TENHO AO CONTINUAR COM ELAS?

O QUE EU FARIA SE NÃO TIVESSE ESSAS CRENÇAS?

Parar e se permitir pensar nisso pode ser um exercício de renovação muito útil para você! Então, permita-se! :)

2 comentários:

  1. Tenho muito disso de pensar que "as outras pessoas são melhores que eu". Tem uma menina por quem era apaixonado, que me deu um fora ano passado, ela consegue e já conseguiu um monte de coisas! Fiquei me sentindo tão inferior a ela e ainda sinto isso... Não sei se dá pra mudar essa crença,a única coisa que consigo fazer e que dá certo é tentar pensar em outras coisas o tempo todo

    ResponderExcluir
  2. Tenho o mesmo problema do gigamaster

    ResponderExcluir