quarta-feira, 11 de julho de 2012

Medo de animais - Significado Psicológico

Continuando nossa série do que está por detrás de nossos medos, o seu significado psicológico, essa semana veremos o medo de animais.

Para Possato (2010) geralmente o medo de animais está ligado à potenciais que a pessoa reprime nela e projeta no animal temido, ou seja, aspectos da personalidade da pessoa que a mesma tem dificuldade para lidar ou assumir para si mesma, ela vê no animal e acaba repudiando este último.

Ela afirma que é necessário perceber o que cada animal representa para cada pessoa. Um exemplo é o medo de gatos. Um gato geralmente é associado a um ser que preza sua independência, precisando de liberdade. O sujeito que possui medo de gatos pode estar restringindo a sua própria liberdade de algum modo (obrigando-se a fazer coisas que não está de acordo com seus valores, com o seu Ser) e então, como o gato significa isso para ele inconscientemente, o indivíduo rejeita o animal pois ele representa essa sua dificuldade.

Possato coloca que é importante que nos perguntemos o que o animal temido representa para nós, quais são as suas características, para que possamos observar se não é justamente estes aspectos que estamos deixando de lado em nossas vidas.

Para saber mais: Livro "Medos, Fobias e Pânicos" de Lourdes Possato, 2010, Editora Lumen.

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Gostaríamos de lhe fazer uma proposta de parceria, caso tenha interesse em conhecê-la pedimos a gentileza de que entre em contato conosco pelo e-mail divulgacao@jurua.com.br e informe o endereço de seu blog/site para lhe encaminharmos a proposta correta.

    Atenciosamente,
    Alex Chagas
    Juruá Editora

    ResponderExcluir
  2. Uma explicação simplista mas que significativamente diz muitoosobre a Ailurofobia. Parabens pela explanação Lory

    ResponderExcluir