sábado, 3 de dezembro de 2011

Cuidado para não achar que você lê os pensamentos de seu cônjuge!

Resolvi abordar essa questão aqui porque vejo que este é um dos problemas mais frequentes que identifico em casais que me procuram para psicoterapia.

A primeira coisa que acho importante ressaltar é que ninguém é capaz de ler pensamentos de seu cônjuge. Pois é, parece óbvio, mas frequentemente casais se desentendem porque tem a impressão errônea que sabem ler os pensamentos de seus companheiros. No meu trabalho com casais, vejo muitas das chamadas distorções cognitivas, ou seja, quando interpretamos de forma errônea os pensamentos e sentimentos do outro. Um exemplo: Imagine que seu marido logo após o jantar ficou calado e parecendo irritado, daí você logo conclui: "aposto que ele tá com essa cara porque não gostou da minha comida! Deve estar comparando com a comida da mãe dele!". Então, você faz um comentário: "Que foi? Aposto que não gostou da comida!" e seu marido responde: "Eu, heim....o que tem a comida? Pare de me aborrecer com estas bobagens!". Bom, na verdade o marido estava lembrando da grosseria que seu chefe fez a ele esta manhã e este atrito não precisava ter ocorrido se você não tivesse tentado "adivinhar o pensamento dele".

Esta "leitura mental" que costumamos fazer ocorre com homens e mulheres e pode terminar em brigas horríveis onde um não compreende o outro. Lembre-se: apesar de você conhecer muito bem seu cônjuge, isto não lhe dá poderes paranormais de telepatia! 

Uma dica: Nunca diga ao outro o que ele está pensando ou sentindo. Primeiro pergunte para tentar clarificar o que realmente está acontecendo. Esta dica não serve apenas para casais, mas para todos os tipos de relações.

 Outro mito similar é pensar que "se o outro me amasse mesmo adivinharia todos os meus desejos/ pensamentos". Não se deixe levar por isto. Sempre explique o que você espera de seu parceiro. Ele não é obrigado a saber, os desejos são seus e não dele. Fale claramente: "Quando você faz X na situação Y, eu me sinto Z". Você verá que um gesto simples como este pode evitar muitos problemas.

Abraço e até a próxima!

Um comentário:

  1. Dica extremamente útil! Perguntar sempre é uma ótima escolha... Sócrates já usava esta técnica pra convencer as pessoas com seus argumentos!
    Rs, em outros contextos acredito na telepatia, embora seja raro...

    ResponderExcluir