sábado, 21 de maio de 2011

Medo de ficar só ou de estar só

De acordo com Lourdes temos que refletir sobre por que é tão difícil para nós estarmos sós e devemos nos perguntar: "O que é difícil neste estado?" "Do que você sentirá falta?"

Através de perguntas como estas podemos entender que na verdade o medo de ficar só é um reflexo de algo anterior: o autoabandono. Eu também compartilho desta idéia de Lourdes. Quando tememos muito ficarmos sozinhos na verdade isto aponta para o fato de que de alguma forma não estamos fazendo por nós o que desejamos que o outro faça. Temos a esperança de que o outro nos suprirá com algo que necessitamos, mas na verdade somos nós que devemos atender as nossas necessidades e não colocarmos "nos ombros" dos outros tal  responsabilidade.

Tudo o que você mais gosta que o outro faça por você quando está em um relacionamento é exatamente o que você não faz por você mesmo. E enquanto não olhar para dentro de si e descobrir suas reais necessidades e conseguir satisfazê-las, este medo continuará te assombrando.

Não estou dizendo que devemos ficar sós ou que relacionamentos não são bons, muito pelo contrário. O que quero mostrar é que relacionamentos são ótimos para nosso desenvolvimento pessoal, porém quando se torna uma obsessão "ter alguém" ou se teme desesperadamente ficar só, isto quer dizer que você não está tendo êxito em suprir suas próprias necessidades e tem a ilusão de que o outro pode suprí-la. Na verdade o outro pode te ajudar nessa caminhada, mas só você pode fazer isto por você mesmo.

Se você está sozinho e está com medo da solidão, comece a se perguntar primeiro: o que você gosta tanto que o outro te faça? de que você sente falta?

O segundo passo é fazer isto por você mesmo. Exemplo: se eu temo ficar só porque tenho medo de não ter alguém ao meu lado nos momentos difícies, isto indica que você não fica ao seu lado no momento das dificuldades, precisa do outro como bengala, não sente-se capaz de superar as dificuldades através de seu esforço. É o primeiro a se colocar para baixo, se martirizar por não ter feito isto ou aquilo, ou seja, não ficar ao seu lado, se dando força e se apoiando.

Seja este ou outro motivo que você teme a solidão, não deixe de fazer este exercício de autoanálise e principalmente começar a fazer por você o que espera que o outro fará.

51 comentários:

  1. Respostas
    1. também gostei muito, e me ajudou a esclarecer umas duvidas...

      Excluir
  2. Texto verdadeiro e duro de aceitar, porque isso é verdade e sinto isso! Queria namorar com uma menina pra suprir minha carência e dificuldades na vida... Daí ela me rejeitou e fiquei na pior. Mas o fato de nunca ter tido um relacionamento até hoje, aos meus 25 anos me frustra, e isso gerou a obsessão de "ter alguém"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz que droga! Escrevi que nem um retardado,com pontuação toda errada e frase mal formulada...

      Excluir
    2. eu tenho 20 anos e também não tenho ninguém...

      Excluir
    3. Gigamaster, o seu comentário não ficou ruim, o importante é que você transmitiu bem a sua mensagem, e o seu texto, assim como esse post do blog, contribuem de forma bem construtiva no entendimento do assunto.
      Minha esposa também morre de medo de ficar sozinha em casa quando eu saio. Eu vim aqui pra ler sobre o assunto, aprender mais, e se possível ter melhores argumentos pra tentar fazer com que ela se sinta mais confiante e sofra menos e aprenda a lidar melhor com esse problema. Quanto a obsessão de ter alguém, acho até natural isso, acredito que seja uma pressão que você mesmo esteja se impondo. De qualquer forma, qualquer tipo de pressão, acaba dificultando ainda mais as coisas. O importante, é sempre tentar agir com naturalidade, porque muitas coisas na vida, tem sempre o momento certo, e quando menos você espera, o que você almeja acontece. Corra atrás dos seus objetivos com foco e comprometimento, e seja paciente que tudo acaba bem.

      Excluir
  3. Infelizmente tenho, tento buscar nos meus amigos conforto, e já prejudiquei bastante as minhas melhores amizades porque os coloco sob minhas expectativas, o que não deveria, tenho medo de ficar sozinho, sempre acabo afastando as pessoas de mim, não sei exatamente o que tento suprir com elas, mas para mim é apenas companhia mesmo, não gosto de ficar sozinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego! O problema é você acabar afastando as pessoas de você. Caso isto realmente interfira em sua vida. Busque ajuda. Ab.

      Excluir
  4. Isso e fato...sai de um relacionamento de 3 anos onde me entreguei muito ajudei ele a cuidar da mae dele que estava mtu doente, mais nosso relacionamento nao estava bem e ele nao me valorizava , nao sei se me tratava mal por estar naquela situacao mais sei que cansei e ai terminamos, ele tentou falar 1 vez cmg e dpois n quiz mais, e a mae dele faleceu eu ajudei ate o fim ...ate msm dpois que ela faleceu, e ele n quiz reatar o relacionamento e resolveu ir embora do pais...e isso me frustou mtu me senti usada, rejeitada. mtu sozinha, pois ja tenho mtas amigas mais, agr estou tentando voltar a minha vida...Mais tem sentido dificil pois me entreguei mtu nesse relacionamento esqueci da minha vida para ajuda -lo e ai fica uma sensacao de derrota, mais enfim nao posso colocar a responsabilidade de ser feliz na mao de alguem...afinal se ele nao deu valor e nao correu atras e pq realmente nao me colocava em seus planos.Achei mtu bom seu texto....qdu nao estou bem pruro ler sobre esses assusntos

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas palavras que tanto me ajudaram neste momento de superação de fim de namoro.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que foi de alguma ajuda para você! Ab.

    ResponderExcluir
  7. Não sei não... Não sinto que preciso de muletas, pois dou conta de tudo em minha vida. Mas sinto medo de nunca mais ser amada, de não ter com quem compartilhar momentos, andar de mãos dadas, assistir a um filme, discutir um livro, fazer amor... Já estou praticamente com 50 anos e não vejo como ser feliz sem essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a questão as vezes passa pela necessidade de se ter alguém ao lado para compartilhar alguns momentos juntos.
      Que coisa boa é abraçar quem amamos, dar um beijo prolongado, sair de mãos dadas. Isso não fazemos sozinhos.

      Excluir
    2. Também estou passando pela mesma situação dez anos de relacionamento, oito de namoro e noivado e dois de casamento, estou na fase de separação tenho 32 anos a sensação que tenho que todos os meus sonhos de uma vida a dois acabaram no meu caso fui avisada e encarei o meu marido tem problemas de depressão e nosso casamento não deu certo. Fazemos terapia mas não está fácil a dor sempre existirá mas a terapia pra mim está sendo essencial.

      Excluir
    3. Também sinto a mesma coisa. Minha esposa com 7 anos de casado simplesmente quis se afastar de mim dizendo que já não me amava da mesma forma. Pra piorar passei num concurso e mudei de cidade e ela já não veio comigo, estou sozinho e ainda com medo de nunca mais ter o amor de alguém. Até mesmo por nem mesmo saber o caminho por onde começar já que nunca tive a coragem de tomar a iniciativa.

      Excluir
  8. Isso tudo é tão confuso pra mim ,sempre fui sozinha e hoje to nun relacionamento em que a pessoa nao me da muito carinho e qualquer briga ja penso q tudo vai acabar e eu tenho medo de ficar novamente sozinha ,me da uma vontade de fazer uma besteira pq sempre acho que eu nunca vou ser feliz

    ResponderExcluir
  9. muito obrigada depois que li esse texto minha vida nunca mais foi a mesma.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada. Nunca tinha pensado a respeito e essas palavras fazem, de verdade, sentido para mim.

    ResponderExcluir
  11. Lory, Sou apaixonado por uma mulher que namoro a dois anos. Porém, ela está se distanciando aos poucos e já faz um mês que não consigo alimentar com medo de perde-la, não consigo imaginar outra pessoa no lugar dela. Ela quase não me liga e quando eu ligo ela faz de tudo para o diálogo ser o mais breve possível. A angustia é terrível. Não sei o que fazer sem essa mulher do meu lado... Tudo perdeu a graça sem ela, nada faz o menor sentido...Aceito dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo tempo transcorrido entre o que você escreveu e eu ter lido no blog talvez o tempo já tenha amenizado essa sua angústia. O sentido da sua vida não pode estar em outra pessoa. Pense nisso.

      Excluir
  12. Lory, tenho 30 anos, sou casada e mãe de 2 filhos ( 4 e 9 anos ). há 7 anos desenvolvi medos absurdos, e o pior deles é o medo de ficar sozinha. Na verdade eu " grudei " no meu marido. Só consigo sair na presença dele, para qualquer lugar. E não consigo deixar ele sair sozinho, ou seja, se tivermos que ir a padaria comprar pão, temos que ir junto. Não consigo ficar nem com meus pais na casa deles. Tudo fazemos juntos. A sorte que temos uma empresa e trabalhamos o dia todo juntos. Porem é muito cansativo e desgasta muito nosso casamento, que já dura 11 anos. Pois sempre um tem que ceder. Se ele quer ir ao estadio, eu tenho que ir junto. Mas se eu quero ir ao shopping, ele tem que vir comigo. Li seu texto, e estou refletindo muito. Só não entendo o porque não consigo ficar sozinha ? nem com meus filhos em casa ? e pior, eu queria tanto sair com eles, passear..coisa de mãe e filho né? fiz terapia um tempo, mas é caro..e atualmente tomo lexapro diariamente. Mas não tenho coragem de ficar ou ir . me ajuda. Tata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem várias entidades, inclusive ligadas a universidades, que prestam atendimento psicológico gratuito ou a preços bastante acessíveis. Acredito que você se beneficiaria de uma psicoterapia, pois esse texto é uma espécie de hipótese sobre esse problema, mas cada pessoa é única e deve ser percebida em sua individualidade. Somente entendendo toda a sua história poderíamos encontrar a(s) causa(s). Ab.

      Excluir
  13. tenho um amante um homem que eu amo muito: sou uma pessoa que tenho muito medo de ficar sozinha e de me socializar; ele todo mes dis vai se divorciar porque ja nao tem amor pela sua mulher e nunca faz o que diz: o meu medo e ensegurança e ansiedade aumenta cada vez mais: ja pensei em tentar abandonar tudo isso mais tenho medo de sofrer mais do que ja sofro:

    ResponderExcluir
  14. O medo constante de ficar sozinha é muito real... Acho que a sociedade de uma forma geral te cobra casamento perfeito..uma família de comercial de margarina na tv...Hj me dia isso é tão difcíl... as pessoas estão cada dia mais individualistas...essa não realização traz um sentimento enorme de frustação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a sociedade exige muita coisa. Porém, nós somos a sociedade. Se nos sentimos frustradas por não atingir os objetivos estabelecidos, estamos reafirmando que essa é a maneira correta, que falhamos. As pessoas sempre vão falar o que acham ser o certo. Cabe a nós entender que o certo é aquilo que nos traz paz e não angústia. A sociedade não pagará pelos nossos problemas de saúde (físicos e mentais) provenientes da aceitação dessas cobranças. É como eu digo: quem tem boca, fala. Agora, podemos selecionar o que entra dentro de nós e o que deve ser descartado pelo simples fato que não nos faz bem.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. eu estou sozinha,me sinto sozinha.me apaixonei via internet mas deu tudo errado.nao sei se ele gostou de mim ou não.se fui uma brincadeira.somos de estados diferentes e doi pensar que não tem solução.poruqe as pessoas brincam assim com as outras?ja pensei em me matar.agora não penso mais mas sofro por isso.prucurei ajuda de um psicanalista que acha que ele era bissexual e talvez garoto de programa pelas fotos.ele não parece isso.as vezes acho que fui eu mesmo que sabotei a relação por insegurança,medo.nunca amei ninguém e fui me apaixonar por alguém que provavelmente não se importou comigo.nao chegamos nem a nos conhecer pessoalmente.me pergunto se um dia essa dor passa.eu tinha melhorado sabe mas hoje é meu aniversario e veio tudo de novo na memoria.e fica o medo de eu ficar sozinha no mundo.
    pela psicanalise descobri que tenho um profundo medo de me relacionar devido ao abandono do meu pai na minha infância.o pai,o primeiro homem da minha vida me traiu então ficou no inconciente.
    não sei mais o que pensar so gostaria de que isso passasse,porque doi demais quando penso que não signifiquei nada.

    ResponderExcluir
  17. Namoro a 4 anos com o mesmo rapaz e estamos constantemente acabando e começando. Gosto muito dele mas não sei até que ponto já não é a tal dependência. Apesar das discussoes fortes que temos, acabo sempre voltando pra ele de novo. Quando estou sozinha, sinto-me angustiada, sinto que nao tenho nada pra fazer. Mas muitas vezes quando estamos juntos tambem e assim ! Quando algo mau acontece, acabo sempre procurando o contacto com ele de novo pois, quando estamos bem, sinto-me perfeita. Mas quando estamos mal, é mais um problema pra eu superar. É errado e nao sei como irei conseguir ultrapassar. É preciso muita força.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!! gostaria de indicação de livros para leitura relacionado ao assunto
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Amar ou depender de Walter Riso é um bom livro!

      Excluir
  19. Olá. Este medo tem que ver com Transtorno de Personalidade Dependente? Eu tenho muito medo de minha realidade e a jogo na mão do outro... O que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Cadastre seu e-mail no formulário de contato para podermos conversar melhor sobre a questão. Bjs

      Excluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Obrigada!!! Caso tenha interesse, também dou dicas em outras mídias como no Periscope (@lorygoncalves), Instagram (@lorygoncalves) e Facebbok (Psicologia na sua vida). Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Pessoal temos que parar e respirar e dar uma pausa nesses pensamentos e pensar na vida e ver que cada um de nos tem a responsabilidade de mudar as nossas vidas. Assumir o controle buscar se conhecer, idealizar novos projetos de vida metas e sonhos e apos isso focar todas as suas energias em agir em prol de que nossos sonhos sejam realidades. Se gostar, se valorizar, valorizar o seu suor, seu dinheiro investir em sua forma de lidar com os problemas adquirindo novos conhecimentos devemos estar em constante movimento sempre pensando que somos capazes e encontraremos a felicidade mas se ai se chegarmos em determinado pobto da vida que n mais corremos atras dos sonhos e nem conaeguinos chega atê. Viveremos frustrados e pensando no que poderia ter feito de diferente pra estar felixes em cada sonho conquistado devemos traçar outros mais grandiosos que nos compelem a seguir a vida por que ela ñ para.
    Waldeir

    ResponderExcluir
  23. Pessoal temos que parar e respirar e dar uma pausa nesses pensamentos e pensar na vida e ver que cada um de nos tem a responsabilidade de mudar as nossas vidas. Assumir o controle buscar se conhecer, idealizar novos projetos de vida metas e sonhos e apos isso focar todas as suas energias em agir em prol de que nossos sonhos sejam realidades. Se gostar, se valorizar, valorizar o seu suor, seu dinheiro investir em sua forma de lidar com os problemas adquirindo novos conhecimentos devemos estar em constante movimento sempre pensando que somos capazes e encontraremos a felicidade mas se ai se chegarmos em determinado pobto da vida que n mais corremos atras dos sonhos e nem conaeguinos chega atê. Viveremos frustrados e pensando no que poderia ter feito de diferente pra estar felixes em cada sonho conquistado devemos traçar outros mais grandiosos que nos compelem a seguir a vida por que ela ñ para.
    Waldeir

    ResponderExcluir
  24. Eu nao consigo ficar sosinho so muito carente eu saiu de um relacionamento por algum problema e passa um tempo eu ja to em outro relacionamento.. No momento eu estou namorando ja faz tempo e eu tenho medo dela me deichar medo dela me abandonar twnho mt medo desse relacionemnto nao dar certo igual os outros e por esse medo essa inseguranca acaba atrapalhando o meu namoro

    ResponderExcluir
  25. Olá! Seria interessante você melhorar sua autoestima trabalhando os pensamentos que possui sobre você mesmo, para que assim possa mudar o seu comportamento nas relações.
    Uma psicoterapia presencial ou um atendimento psicológico pela internet por um profissional capacitado pode ser de grande ajuda.
    Ab.

    ResponderExcluir
  26. Olá! Seria interessante você melhorar sua autoestima trabalhando os pensamentos que possui sobre você mesmo, para que assim possa mudar o seu comportamento nas relações.
    Uma psicoterapia presencial ou um atendimento psicológico pela internet por um profissional capacitado pode ser de grande ajuda.
    Ab.

    ResponderExcluir
  27. Olá, eu tb tenho essa dificuldade de ficar ou viver só. Mas o pior é que nunca tive ninguém na vida. Sempre vivi com meus pais. Tenho 47 anos nunca tive namorada. Já tive depressão grave há 13 anos por ter perdido um emprego. Fui diagnosticado com fobia social crônica. Uso um antidepressivo atualmente e já usei asiolioliticos para dormir. Meu pai hoje tem Alzheimer e eu é quem cuido dele. Está sendo muito difícil ver ele nessa situação. Penso que estou perdendo ele aos poucos, isso causa tristeza em mim. Tenho ajuda somente de minha mãe, 85 anos que revezamos nas tarefas de cuidados dele e do dia a dia. Tenho um trabalho, mas o salário é pouco pra pensar em formar uma família. E na minha atual situação não posso pensar nisso. Causa tristeza e desânimo em pensar que estou condenado a ficar sozinho o resto de minha vida até parar numa casa de repouso devido a idade avançada. O que posso fazer pra melhorar um pouco minha vida? Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Estou so.depois de trabalhar e perder emprego,fui despresado por todos que ajudei.entrei em depressao e fico a procura d alguem que me complete..soludao e muito ruim.
    Se vc quer me conhecer entre contato..jocemar.rangel@yahoo.com.br...face jorangel cordeiro rangel zap..22998867488 pelo menis p conversar
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Estou so.depois de trabalhar e perder emprego,fui despresado por todos que ajudei.entrei em depressao e fico a procura d alguem que me complete..soludao e muito ruim.
    Se vc quer me conhecer entre contato..jocemar.rangel@yahoo.com.br...face jorangel cordeiro rangel zap..22998867488 pelo menis p conversar
    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Estou so.depois de trabalhar e perder emprego,fui despresado por todos que ajudei.entrei em depressao e fico a procura d alguem que me complete..soludao e muito ruim.
    Se vc quer me conhecer entre contato..jocemar.rangel@yahoo.com.br...face jorangel cordeiro rangel zap..22998867488 pelo menis p conversar
    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Olá . Eu tenho relacionamentos péssimos. Um não trabalhava. Quando eu deixei de gostar dele e me desliguei aí ele arranjou emprego. Mas era tarde. Agora estou com um toxicodependente e quero incessantemente ajudá-lo a sair da droga. Minha vida acabou virando um sufoco. Sempre sofri pelo abandono do meu pai quando eu era pequena. Ele se separou da minha mãe tinha eu dois anos e desde aí nunca mais me ligou pra sair ou desejar feliz natal. Depois a minha mãe arrumou caras drogados, apanhava, e era vítima de violência verbal também. Enfim. Estou uma lastima como pessoa!

    ResponderExcluir
  32. E eu detesto solidão. Tenho uma menina com 5 anos. Ela me faz companhia à noite mas não preenche minhas "necessidades" como mulher que quer uma figura masculina para cuidar das duas eu suponho... Tenho pena de terminar com este último porque acabou gostando de mim. Sou talvez a única amiga que ele tem. Ele está feio. Usa muito a cocaina e aí fica magro feio e com aspecto daquilo que é. Drogado. O meu pai também foi drogado a vida inteira... Minha mãe diz que eu amo esse actual para chegar até ao meu falecido pai por causa da droga. Enfim , ta tudo tudo errado.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Dra.me sinto muito sozinha ,nao tenho amigos nunca fui de ter ,tento puxar asunto,ms parece que as pesoas fecham grupo,tenho 20 quase 21 ,nunca tive um namorado,além disso nao me afetar tanto quanto a falta de amizades,so conheco uma garota q tem o seu grupo e respeito isso,as vezes quero sair chamo o mundo e todos com desculpas ,as unicas pesoas q realmente se aproximam sao garotos que me conhecem pela net ,mas depois me deixam de lado nao falam mais comigo,so queriam ficar comigo msm,me sinto mal parece q todos tem o seu grupo eu nao tenho reciprocidade de nada .já fiz terapia uma vez ,mas nao me ajudou com a solidao acho q tem algo de errado,ja fiz cursos e nada de amizades q me procura tbm,sinto q ta todo mundo vivendo sua vida com os seus amigos e eu isolada,me peito chega doer ,ja passou pela minha cabeca usar alguma droga pra esquecer essas coisas.Terminei tudo ,só nao entrei na faculdade ainda algo q tbm me aterroriza,estou em busca de emprego,mas essa solidao me desanima a prosseguir com os meus objetivos,tira as minhas forcas.Descula pelos erros de digitacao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, me identifico demais com o seu relato, me senti a vida inteira assim, sem amigos e me sentindo isolada... Ao passar do tempo estou num processo de aceitação, autoconhecimento e principalmente de me amar (e depois amar tudo a minha volta) e isso é a chave de tudo, hoje possuo meu grupo de'colegas' e namoro, claro q não são tudo flores! principalmente em relação as amizades, elas não são concretas e eternas, elas vão e vem de acordo com a sua vibração! se vc esta de bem com a vida vc atrai pessoas de bem com a vida, se vc nao esta preparada pra nada e apenas sofrendo vc nao vai atrais nada alem de solidão. Fique calma e foque nos seus objetivos, faça mapa dos sonhos e viva um dia apos o outro com a sua companhia, não tenha medo das outras pessoas te acharem isolada e não sofra por isso porque se fosse pra vc ter algum grupo de amigos nesse momento o unverso enviaria isso pra vc... pessoas que tem grupo de amigos talvez estejam neles pra aprender algo, e não pura diversão e etc. Pelo menos quis dizer algumas coisas que penso pra vc com intuito de ajudar =)

      Excluir
  35. Hoje entrei nesse site pra saber um pouco sobre esse assunto ,o medo de ficar sem ninguém tipo um relacionamento ,preciso muito superar isso .eu não aguento mais as veses alguém tenta se aproximar de mim mais a pessoa começa ver k meu geito se afasta de mim ,pois sou muito possessiva quero tudo do pra mim... me ajudem quem puder dar um conselho.., apronto maior escândalo se mando uma mensagem e a pessoa não responde' foi um amigo que me abriu os olhos falando sobre isso aí cai na real faço tratamento com psiquiatra pra livrar da depressão acusada por esse tipo de coisa que infelizmente sinto e encontrei esse artigo e quando entro em algum relacionamento e termina eu não aceito que Acabou e fico doente frustada não me alimento querendo até morrer.

    Gente se alguém ler isso por favor me ajude,,, desde de já obg

    ResponderExcluir